lubrificante sexual

12/07/2022
por direect direect

O que é um lubrificante?


 Durante a excitação sexual, a vagina de uma mulher normalmente se torna lubrificada, tornando-a mais molhada e pronta para o sexo. Muitas mulheres acham que a lubrificação torna o sexo mais confortável ou agradável, pois reduz o atrito e a irritação.

No entanto, às vezes, as mulheres sentem secura vaginal. A vagina não lubrifica o suficiente, levando à dor ou ao desconforto. Isto pode acontecer quando os níveis de estrogênio caem durante a menopausa. O ressecamento vaginal também pode ocorrer quando a mulher está amamentando, passando por quimioterapia, ou quando foi tratada de câncer de mama.

Às vezes, as mulheres preferem apenas mais lubrificação do que seu corpo proporciona.

Nessas circunstâncias, um lubrificante pode ajudar. Um lubrificante é um líquido ou gel que as mulheres e seus parceiros podem aplicar durante o sexo para tornar a vulva, vagina ou área anal mais molhada. O lubrificante também pode ser aplicado ao pênis de um homem ou a um brinquedo sexual para torná-lo mais escorregadio.

Há vários tipos de lubrificantes, cada um com vantagens e desvantagens.

Os lubrificantes à base de água são geralmente baratos e fáceis de encontrar. Eles também se lavam facilmente. Entretanto, podem não durar o tempo que um casal gostaria e podem precisar ser reaplicados durante o sexo para manter a umidade.

Oslubrificantes à base de silicone tendem a durar mais do que os lubrificantes à base de água. Entretanto, eles não enxaguam tão facilmente e irritam algumas mulheres se não forem enxaguadas imediatamente após o sexo.
É importante observar que os lubrificantes à base de água e silicone podem conter glicerina, que pode levar a inflamações e infecções por leveduras. Se isto se tornar um problema, os lubrificantes sem glicerina estão disponíveis.

Os lubrificantes à base de óleo devem ser utilizados com cautela. Estes lubrificantes não podem ser usados com preservativos de látex, pois eles enfraquecem o látex, tornando o preservativo mais propenso a vazar ou quebrar. Por sua vez, isto aumenta o risco de gravidez não planejada ou transmissão de uma infecção sexualmente transmissível (DST).
Os lubrificantes à base de petróleo, como os feitos de vaselina, óleo mineral ou óleo para bebês, causam irritação ou inflamação em algumas mulheres.

A escolha de um lubrificante é uma decisão pessoal. Os casais podem tentar diferentes tipos para ver o que funciona melhor para eles. Se um determinado lubrificante causar irritação ou uma reação alérgica, o casal deve parar de usá-lo e tentar outro tipo. Um médico ou terapeuta sexual pode fornecer orientação, se necessário.

Recent posts